Sigam-me os bons! :D

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Pedra do Claranã, um passeio pelas estradas de Bodocó, Pernambuco



Vista de um dos pontos da Pedra do Claranã. Bodocó, Pernambuco. Uma vista e tanto, especialmente em um dia chuvoso.
Viajar de moto é sempre uma surpresa, porque mesmo que os lugares sejam os mesmo, muitas vezes a estrada mudou bastante.
Mas o passeio dessa postagem foi uma aventura totalmente nova para mim, que nunca tinha ido ao estado de Pernambuco com minha moto ( só uma vez que errei caminho e só percebi quando vi a placa da divisa... rsrsrsrs).
A Cidade
Igreja Matriz de Bodocó, um dos pontos
centrais da cidade e bom para conseguir informações.
Bodocó é uma pequena cidade do interior pernambucano e ficou mais conhecida pela música de Luiz Gonzaga que nasceu na cidade de Exu, a 35km e falou de Bodocó em algumas canções. 
A cidade em si representa bem as pequenas cidades do interior, quando o pessoal percebe logo quem é de fora (especialmente se você está de jaqueta e em uma moto um diferente das 125/150cc que rodam pela cidade), mas a população foi bastante receptiva e solícita na hora de dar as informações sobre como chegar à Pedra do Claranã, um dos pontos mais conhecidos do município, que fica a cerca de 8km do centro da cidade.
O trajeto para a Pedra do Claranã
Para chegar à Pedra do Claranã, em Bodocó, um dos caminhos é por o leito desse rio seco.

Bodocó, Pernambuco. Caminho para a Pedra do Claranã
Para se deslocar até lá é preciso passar um trecho de estrada de terra, o que, em meses de chuva ( de janeiro a junho) pode se tornar complicado principalmente porque no sertão existem vários rios que surgem apenas no período das chuvas. Os moradores são de grande ajuda para chegar, mas caso se sinta perdido basta ver a direção certa, já que a pedra se destaca na paisagem. Para quem vai em Big Trail por conta dos trechos onde pode haver barro. Derrapar com uma moto pesada não é muito interessante...
A Pedra do Claranã
Pedra do Claranã, em Bodocó, Pernambuco, preservando ainda muito da mata nativa e com muitas trilhas a se percorrer
e muitos pontos bons para acampar.
A Pedra do Claranã pode ser avistada de longe, se destacando na paisagem e servindo como referência.
Apesar de ser um ponto bastante procurado tanto por moradores quanto por visitantes não há qualquer infra-estrutura para receber turistas ou explorar mais propiramente o lugar. Na base da pedra existem algumas famílias que vivem da agricultura e pecuária e podem ajudar a chegar ao lugar. No meu caso o Sr. João foi quem me orientou de forma clara e para chegar à pedra é preciso passar por dentro de um curral de gado. Ao redor da pedra a natureza ainda está bastante preservada e são várias as trilhas que vão aparecendo. 
A chegada na Pedra do Claranã, Bodocó é por essa pequena comunidade.
Para quem quer acampar há muitos pontos interessantes tanto embaixo quanto mais para cima da pedra. Infelizmente o lugar parece estar em abandono, mas vale a pena investir na subida, já que além da vista incrível é possivel se banhar nos reservatórios naturais que se formaram pela erosão da rocha. Água boa que fica armazenada mesmo na época seca. Um cuidado é com os cactos, que fazem parte da vegetação natural do lugar e em tempos chuvosos é bom ficar esperto porque a pedra fica mais lisa.
Aproveitei um dos locais com água para me refrescar e esfirar os pés da subida.  Na Pedra do Claranã exitem vários pontos como esse. Água fria e o caldeirão de pedra
é bastante profundo. Mesmos depois que as chuvas terminam a água permanece por muitos meses. Valeu a pena o mergulho!!

Por ser perto da cidade é um lugar que vale a pena conhecer, mesmo que seja apenas para curtir a paz e o vento bom. Eu, pelo menos, pretendo voltar para acampar, já que a cidade guarda outras atrações que a pressa não me permitiu ver. A próxima viagem, podem esperar, vai ter mais fotos e lugares!
Valeu!
Sim, e eu também faço meu selfie na Pedra do Claranã. :p

Nenhum comentário:

Postar um comentário